A QUÍMICA RESPONSÁVEL
Evitar ou controlar o impacto causado pelas atividades humanas ao meio ambiente é uma preocupação mundial. Como em muitas outras atividades, a fabricação de produtos químicos envolve riscos. Mas a indústria química, apontada por muitos anos como vilã nas agressões à natureza, tem investido em equipamentos de controle, em novos sistemas gerenciais e em processos tecnológicos para reduzir ao mínimo o risco de acidentes ecológicos. Um exemplo da aplicação dessa nova visão é o Programa Atuação Responsável®, coordenado em âmbito nacional pela Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM. O Programa Atuação Responsável®estabelece procedimentos de melhoria contínua em vários campos de atividade da indústria, com destaque para a redução na emissão de efluentes, controle de resíduos, saúde e segurança no trabalho e preparação para o atendimento a emergências. Todo o ciclo de vida de um produto químico é detidamente analisado para evitar qualquer risco ao meio ambiente, mesmo quando a embalagem é descartada pelo consumidor. Efluentes e resíduos são tratados até se tornarem inertes. Sofisticados equipamentos de controle ambiental estão em operação em várias empresas. Equipes são constantemente treinadas para atuarem prontamente em caso de acidentes com produtos químicos, evitando riscos ao homem e ao meio ambiente. A indústria química trabalha, investe e pesquisa para jogar limpo com a natureza. Um jogo em que todos ganham.
o que quer dizer química nuclear?
ResponderExcluirQuímica nuclear é a área da química que lida com materiais utilizados para fins nucleares.
ExcluirÉ essa a área da química que lida com as transformações dos núcleos dos átomos, em uma reação química a alteração ocorre na eletrosfera, já na reação nuclear os núcleos dos átomos são modificados. Por exemplo na fissão nuclear, núcleos pesados e instáveis, como o do urânio, desintegram-se para formar núcleos, mais leves e estáveis, libertando grandes quantidades de energia e também partículas radiativas como as partículas α (alfa), β (beta) e radiação electromágnetica γ (gama).
O tomate possui acidez ou alcalinidade?
ResponderExcluirMuita gente acha que é ácido por possuir um “azedinho”, mas é alcalino e sua ingestão auxilia a controlar o equilíbrio ácido-básico em nosso corpo. Essa mesma função é realizada por outros alimentos básicos, como: leite, legumes e frutas, creme de leite, água natural, temperos (orégano, salsinha, coentro, entre outros)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirporque o mel cristaliza? ou seja, formam-se açúcares com o tempo?
ResponderExcluirO mel puro se cristaliza com o tempo, é um processo natural e não prejudica o produto, acontece por causa da separação dos açúcares contidos no mel e pode ser mais lento ou mais demorado, depende da florada do mel e da temperatura.
ExcluirNormalmente o mel cristaliza em temperaturas mais baixas.
O primeiro açúcar que cristaliza é a glicose, ou seja, se o mel apresentar alto teor de glicose, vai cristalizar mais rápido. Se ele apresentar mais frutose, pode levar mais de um ano para começar a cristalizar.
Para descristalizá-lo, de forma leiga e de acesso para todos, basta colocar num recipiente exposto ao sol, ou então, durante pouco tempo no microondas.
Colocá-lo exposto ao sol também serve para mantê-lo líquido.
Por Que as Obturações nos Dentes dão Choque ao Morder um Papel Alumínio?
ResponderExcluirQuem tem amálgama nos dentes provavelmente já deve ter experimentado uma sensação nada agradável quando algum papel-alumínio encosta nessa liga (como ocorre, por exemplo, quando se morde sem querer a embalagem de um bombom). Essa dor aguda pode ser explicada pela eletroquímica, que tem como um de seus objetos de estudo a produção de corrente elétrica por meio de reações de oxirredução (pilhas).
ExcluirEssa dor é provocada pelo estabelecimento de uma espécie de pilha em nossa boca que conduz corrente elétrica pelas terminações nervosas dos dentes.
Uma pilha é formada basicamente por dois eletrodos, o ânodo (polo negativo), que se oxida e perde elétrons, e o cátodo (polo positivo), que se reduz, recebendo os elétrons transferidos pelo ânodo. Além dos eletrodos, é necessária também uma ponte salina.
Quando temos um metal em cada eletrodo, o metal que possuir maior potencial padrão de redução (E0) será o cátodo, pois é o melhor oxidante. Quando analisamos o alumínio em comparação com todos os metais que compõem o amálgama, vemos que em todos os casos ele é o metal que tem menor potencial padrão de redução (E° = - 1,66 V), por isso ele sempre será o que vai oxidar e atuar como agente redutor, isto é, ele perderá elétrons e atuará como um ânodo.
Assim, quando o alumínio entra em contato com os metais do amálgama, o alumínio se torna o ânodo que transfere elétrons para os íons dos metais do amálgama (Ag+, Sn+, Hg+, Cu2 ou Zn2), que se torna o cátodo.
A saliva funciona como ponte salina conduzindo os íons do alumínio para a obturação e, daí, às terminações nervosas
Por que a naftalina é prejudicial a saúde? Quais são os compostos da naftalina?
ResponderExcluirBem, o uso correto da naftalina é em embalagem lacrada. Desse modo, ela mata as traças com as quantidades mínimas de vapores exalados, mas não prejudica os humanos.
ExcluirPorém, é perigoso quando alguém abre essas embalagens e tem contado direto com os vapores tóxicos da naftalina, ou então quando a pessoa usa uma roupa logo depois que ela teve contato direto com o produto.
O naftaleno, também conhecido por naftalina, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8. Possui uma Constante de Henry = 4,89.10-2 e Log Kow = 3,4. É uma substância cristalina branca, em forma de lâminas, volátil, com um odor degradante e que arde com chama luminosa. Uma das suas formas químicas, o 2-metilnaftaleno, pode ser utilizada para a produção de vitamina K.
Por que o gelo-seco sublima?
ResponderExcluirO gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação.
ExcluirPorque bicarbonato de sódio ajuda a remover as manchas na Geladeira?
ResponderExcluirQual é o estado físico do fogo?
ResponderExcluirNenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água.
ExcluirChocolate deixa pele com espinhas, ou seja, aumenta hormônios?
ResponderExcluirNão, não se preocupe, coma o que quiser; não há estudos sobre isso!"
ExcluirPorque quando você boceja, o outro boceja?
ResponderExcluirAinda não se sabe exatamente por que o bocejo é contagioso. Aliás, esse é um grande mistério para os estudiosos. "Existem algumas teorias para tentar explicar esse fenômeno, mas não há respostas conclusivas", diz a bióloga Débora Hipólide, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ela, evidências sugerem que o bocejo seria uma forma primitiva de comunicação entre indivíduos da mesma espécie, para sinalizar mudanças no ambiente. O contágio seria a maneira de afirmar o recebimento da mensagem, ao mesmo tempo em que se passa ela adiante. Essas pistas são levadas em conta em uma das principais teorias do bocejo, conhecida como "Teoria Evolucionária". Por essa tese, o bocejo era um comportamento importantíssimo para algum ancestral dos vertebrados - não se sabe qual. Naquela época, o bocão aberto serviria para alertar o grupo e sincronizar a ação, passando mensagens como "atenção, predador na área", "aí vem chuva" ou "ei, é hora de dormir". Com a evolução, as ameaças diminuíram e a comunicação melhorou, mas guardamos esse resquício primitivo, hoje sem nenhum significado especial. Não somos os únicos vertebrados que bocejam: cães, gatos e leões são alguns exemplos de animais que têm a mesma mania. Uma outra teoria sobre o fenômeno propõe que o bocão aberto possa ter a função de mostrar mudanças nas condições internas do nosso corpo. Ou seja, o bocejo teria um caráter fisiológico, usado pelo organismo como um sistema de alerta, quando a pessoa está entediada, sonolenta ou cansada. "Como nessas situações respira-se mais lentamente, à medida que o nível de gás carbônico aumenta no sangue, uma mensagem é enviada ao cérebro, pedindo mais oxigênio. O bocejo seria uma resposta à necessidade de uma respiração profunda para despertar o corpo", afirma Débora.
ExcluirQual a diferença entre Gasolina Aditiva ou Comum?
ResponderExcluirA única diferença é o aditivo. A octanagem é a mesma. Não influencia a potência do carro.
ExcluirSusto faz soluço passar ?
ResponderExcluirsim!a teoria verdadeira mas tem que ser um grande susto O que acontece é que quando uma pessoa se assusta, seu organismo libera a substância adrenalina, que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico e cessa o soluço
ExcluirPorque gagos conseguem cantar sem gaguejar ?
ResponderExcluirNa verdade, é o ritmo do falar musicado que inibe a gagueira e não exatamente o fato de o conteúdo da mensagem não ser uma "auto-expressão" da pessoa que gagueja. Está errado acreditar que o gago não gagueja quando canta porque "já tem a música decorada e não precisa improvisar"ou "porque a letra da música já é conhecida anteriormente". Este tipo de explicação é um equívoco.
ExcluirSe fosse assim, nenhum gago gaguejaria lendo um texto dos outros, porque nesse caso ele também não estaria "improvisando" ou se "auto-exprimindo", mas a gagueira frequentemente também se manifesta na leitura.
Quando uma pessoa que gagueja fala de forma ritmada, como um cantor de rap, por exemplo, colocando melodia e ritmo nas palavras, ela pode tranquilamente exprimir cantando, sem gaguejar, suas próprias idéias.
Portanto, não é o fato de expressar suas próprias idéias que faz a pessoa gaguejar, porque ela pode tranquilamente cantar de improviso, dizendo um pensamento dela, e não gaguejar uma só vez.
Nesse sentido, o que acontece com o gago é muito parecido com o que acontece com pessoas que têm mal de Parkinson (antigamente chamado de gagueira cinética), que também têm seus movimentos desbloqueados pela música, como mostra o vídeo do link abaixo.
http://www.overstream.net/view.php?oid=a…
A explicação para este fenômeno está relacionada ao funcionamento de uma região subcortical do cérebro, os núcleos da base, responsáveis pela temporalização dos movimentos da fala espontânea. Essa região atua sem a nossa consciência, imprimindo um ritmo ao nosso falar espontâneo.
Quando cantamos, o ritmo do movimento deixa de ser inconsciente e os núcleos da base não precisam produzir internamente um ritmo para o movimento, pois o ritmo já está implícito na tarefa cognitiva e consciente de cantar.
Qual a temperatura que o corpo pode aguentar ?
ResponderExcluirguenta a uma temperatura que variam de 53 a 67 graus celsius por um periodo considerado... Mas a maxima mesmo é de 127 graus por até 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas. Nesse sentido, quando o ar está seco, podemos suportar maiores temperaturas, uma vez que o suor rouba calor do corpo e evapora. Já quando o ar está úmido, qualquer temperatura acima dos 40ºC pode se tornar insuportável, pois o mesmo não encontra condições de evaporar e amenizar a temperatura do corpo. O que ocorre com o corpo é alem de desidratação, uma vaso dilatação conhecida como sincope. Nesse caso seu sangue praticamente ferve nas veias e vc acaba morrendo de hemorragia generalizada, pq com a temperatura alta o sangue perde a sua viscosidade e tende a sair pelas paredes de todos os vasos... Alem do que pode ocorrer a insolação e o se cerebro cozinhar antes de tudo o que falei, mas isso somente a uma exposição direta ao sol.
ExcluirVoz envelhece ?
ResponderExcluirOs sons vibram diferente em gente madura, já notou? É natural. A voz, assim como tudo no corpo, envelhece. É por isso que ela sai do tom fica menos firme. No caso dos homens, ainda por cima, torna-se mais fina e, no das mulheres, mais grossa. O tratamento antienvelhecimento consiste em malhar as cordas vocais. Isso mesmo. Afinal, elas são formadas por fibras musculares, mas a sessão de exercícios deve ser feita sob orientação de um fonoaudiólogo.
ExcluirQual a substancia química que mais se usa para eliminar a azia?
ResponderExcluirUsam -se Antiácidos , ou também qualquer substâncias toxica que reaja com o HCl. como o sonrisal. NaHCO3
Excluirjane kelly