domingo, 18 de agosto de 2013

A QUÍMICA DA ÁGUA PURA.




A água é a substância química mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Mas apenas uma pequena parte desse volume é potável e está próxima aos centros urbanos. Sem a química, seria impossível assegurar à população o abastecimento de água. É através de processos químicos que a água imprópria ao consumo é transformada em água pura, límpida, sem contaminantes. O dióxido de cloro, por exemplo, é utilizado para oxidar detritos e destruir microorganismos. O cloreto de ferro e o sulfato de alumínio absorvem e precipitam a sujeira em suspensão, eliminando também cor, gosto e odores. O carbono ativo retém micropoluentes e detergentes. Soda e cal neutralizam a acidez da água. É a indústria química que fornece esses e outros produtos, permitindo ao homem continuar a usufruir de um elemento essencial à vida: água pura e saudável.

4 comentários:

  1. Podemos usar a água dos rios para beber? Tamara Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pois, só podemos beber água tratada .Na maioria das vezes, a água que bebemos vem de rios, com cada vez menos florestas no entorno. Muitas vezes, esses rios cortam cidades inteiras e se tornam destino de esgoto e lixo. Na zona rural, o cenário também não é animador, devido ao uso indiscriminado de fertilizantes e agrotóxicos que acabam por contaminar os rios.

      Jane.

      Excluir
  2. Ola gente eu queria saber quais os matérias obtidos pela agua do mar ? Paula aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um pouco mais de 70 elementos dissolvidos na água do mar,mas apenas seis desses constituem mais de 90% dos sais dissolvidos; todos ocorrem como íons por exemplo
      Cloreto (Cl-): 55,04 %m (%m significa porcentagem em massa)
      Sódio (Na+): 30,61 %m
      Sulfato (SO42-): 7,68 %m
      Magnésio (Mg2+): 3,69 %m
      Cálcio (Ca2+): 1,16 %m
      Potássio (K+): 1,10 %m

      Jane kelly

      Excluir